Após um bom tempo sem publicar na página, devido a existência de problemas com login (recuperei a senha rsrs), a página “ensaios museológicos”, está voltando a sua atividade. Agora irei ampliar um pouco mais o quadro de discussões, não ficando apenas relacionado ao universo museológico, mas partindo também para o campo da Ciências da Religião. Na verdade uniremos o útil ao agradável.
Partindo do princípio que o foco da página é a discussão em torno das questões da Museologia e do patrimônio cultural, buscaremos relacioná-los ao universo das religiões de matriz africana. Dessa forma, iremos estabelecer conexões, e entender de que forma a museologia vem contribuindo no desenvolvimento de projetos relacionados a preservação de bens culturais produzidos pelas comunidades de terreiro, e de que forma influencia no universo afro-religioso.
Enquanto pesquisador, defensor e militante não apenas da “museologia social”, mas também do campo religioso afro-brasileiro, acredito que os terreiros de candomblé são espaços favoráveis para o seu estudo e desenvolvimento, pois possibilita na prática a construção e “eleição” dos bens musealizados pelas próprias comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário